data-filename="retriever" style="width: 100%;">Por ora, realizo uma pausa nos textos sobre o que fazer para voltar a crescer e discorro sobre uma reflexão, ou seja, sobre conceitos fundamentais, basilares para que tenhamos sucesso no modo de produção capitalista. Eu diria essencial, a base fundamental do entendimento de como fazer. É o "estado da arte conceitual" operante de uma sociedade altamente moderna, contemporânea, democrática e progressista. E que incrível que pareça nem todo "mundo" compreende ou conhece esses conceitos.
Então, vamos ao que interessa. Os conceitos são: 1 - o que é um bem livre; 2 - o que é um bem econômico; 3 - o que é um bem público; 4 - o que é um bem privado. Você conhecia isso? Caso sim, que bom! Caso não, vamos às diferenciações e aos exemplos, porque assim fica mais fácil o entendimento por todos (as).
O que é um bem livre? É aquele que não tem preço na economia. No jargão econômico, grátis, até por aí, né! Exemplos: ar, sol, lua. Compreenderam? Ou seja, dito de outra maneira, são aqueles bens que não podem ser apropriados pelo sistema econômico. Por enquanto, né!
E quanto ao que é um bem econômico, é tudo aquilo que podemos se apropriar. Diríamos que hoje é quase tudo. Lembrando que o conceito abarca tanto bens como serviços também. Aquilo que tem preço na economia.
E, agora, se chega à diferenciação entre bens públicos versos bens privados. Quanto ao primeiro vamos ao conceitual: é aquele bem ou serviço que não se aplica a exclusão e não se aplica o consumo rival. Vamos aos exemplos: uma sinaleira em uma via pública, o serviço de segurança pública (polícia militar, civil e magistratura e demais), e vários outros que são caracterizados por não ter consumo rival e que não se pode aplicar à exclusão.
E os privados são aqueles que por natureza se aplica o consumo rival e aplica à exclusão. Exemplos: carro, computador, smartphone, arroz, feijão e etc. Entenderam quase tudo!
Pois bem, dado os conceitos a sociedade deve se inteirar sobre isso. Esses conceitos são à base do modo de produção capitalista. Além, do direito de propriedade que, aliás, também é fundamental dentro deste sistema.
Todos (as) deveriam saber sobre esse tema. É essencial para o sucesso das decisões, estratégicas e demais tomadas de ações. São conceitos técnicos sem "juízo de valor". É a razão predominando o processo.
Enfim, espero ter colaborado em trazer o assunto para reflexão. Que considero importante para o nosso meio.